Curta e Siga


Artrose nos dedos do pé





image.png

Começa com uma sensação de que falta óleo nas juntas. Elas parecem ficar meio travadas e até um pouco inchadas. Se nada for feito, com o tempo vem a dor.  É a artrose botando suas garras totalmente de fora. A artrose é a doença do desgaste das articulações entre os ossos, fazendo com que haja muita dor quando os movimentos favorecem o atrito entre as extremidades ósseas.

Particularmente falando do pé, é importantesaber que os dedos dos pés são formados por três ossos: as falanges proximais (mais próximas da base do pé), as falanges intermediárias (na área central) e as falanges distais (nas pontas dos dedos).

Todas elas são unidas por articulações que constituem um sistema responsável pelo apoio e equilíbrio do pé nas atividades cotidianas do ser humano. Acontece que a própria função dos dedos aumenta a sua vulnerabilidade à ocorrência de traumas e lesões — além disso, não dá para negar que a região é bem sensível.

Diante disso, alguns tipos de problemas podem surgir por causas diversas e gerar a sensação de dor.

artrose do pé pode manifestar-se em diferentes regiões do pé, podendo ser bilateral (nos dois pés) ou apenas num. O pé é dividido em três regiões: o retropé (parte de trás do pé - tornozelo) composto pelo osso do calcanhar e pelo astrágalo; o mediopé (região do pé mais próxima ao tornozelo) composto pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes; e o antepé (parte mais distal do pé, onde se encontram os dedos) composto pelos metatarsos e falanges.

artrose do Retropé é frequentemente causada por sequelas de fraturas nos ossos que compõe a articulação,  por fusão congénita dos ossos ou por deformidades adquiridas, como o pé plano. Os sintomas típicos são dor que pode acontecer na parte externa, interna do retropé ou ambas, que piora ao realizar esforços físicos e dificulta o caminhar em terrenos inclinados ou irregulares.

artrose do Mediopé não é comum, mas pode ocorrer como sequela de fracturas que acometem esta região, osteocondrite ou osteonecrose do osso navicular. Os sintomas são exuberantes e bastante incapacitantes, sendo que a dor está presente nos esforços e pode vir acompanhada de inchaço e deformidades progressivas no pé.

artrose do Antepé é a artrose que acometem a junção tarso metatársica e também as articulações entre os metatarsos e os dedos. Nestas regiões, a osteoartrose primária, ou seja, sem causa traumática prévia, é mais comum. Embora também manifestem dor relacionada com os esforços, são menos incapacitantes à realização de marcha.

A artrose não tem cura, mas hábitos comportamentais, como exercícios, fisioterapia, pilates, hidroginástica e dietas podem adiar o desenvolvimento e a progressão da doença. Além disso, existem alguns remédios, como sulfato de glicosamina e condroitina, e colágenos apresentam alguns benefícios. O uso de anti-inflamatórios e/ou corticoides pode ser indicado em casos de inflamação aguda, porém sempre com supervisão médica, devido possíveis efeitos maléficos, como descompensação de hipertensão, insuficiência renal, que são doenças comuns nesta faixa etária..


Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!