Como ocorre a artrose?







http://mundomulheres.com/fotos/2013/12/Mulher-com-artrose-no-joelho.jpg

Osteoartrite ou artrose é o desgaste das cartilagens das articulações e pelas estruturas ao redor (osso, cápsulas e ligamentos) e pelas alterações ósseas que ocorrem nessas regiões.

O desgaste da cartilagem que vai causar a artrose ocorre por dois mecanismos: - por sobrecarga da articulação – um excesso de repetições ou carga pesada aplicada constantemente - por deficiências das articulações – perna torta, desvios de coluna, desalinhamentos de joelho, fraturas maltratadas que levam a uma angulação errada das articulações
 
1. Por algum desses motivos, a articulação começa a sofrer uma carga constante.

2. Ocorre o enfraquecimento da cartilagem articular, que começa a sofrer rachaduras chamadas de fibrilações e pequenas erosões superficiais.

3. Com o progredir do processo, a cartilagem sofre um desgaste e vai perdendo a espessura, desaparecer completamente, expondo o osso.

4. Os fragmentos da articulação e do osso que se desgarram são capturados pela membrana sinovial, provocando uma inflamação nesse local.

5. As demais estruturas da articulação (cápsula, ligamentos, tendões e músculos) também se enfraquecem, agravando ainda mais a osteoartrose.

6. A cartilagem tem a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos. Quando a cartilagem está deteriorada, os ossos passam a se tocar e também se desgastam. Isso causa a dor.

7. À medida que o osso vai sendo destruído, o organismo aciona um mecanismo de reparação. No entanto, o novo osso que passa a ser formado é irregular e não tem as mesmas características do osso anterior. Esse osso deformado é chamado de osteófito. O mais conhecido deles é o bico de papagaio, que é a deformidade das vértebras da coluna e uma das principais causas de dores nas costas.

O aparecimento de artrose aumenta com a idade. Após os 75 anos de idade, 85% das pessoas têm o problema, mas somente 50% se queixa de dor ou de outros sintomas.
 
Nas mulheres, atinge mais as mãos e os joelhos; nos homens, a articulação do fêmur com a bacia.  Mas pode ocorrer em qualquer articulação.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!