Curta e Siga


Fisioterapeuta atuando na Artrose




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapeuta atuando na Artrose.
Sessões de fisioterapia: principais cuidados na retomada | Blog do Secad

A artrose é o nome popular da ósseo artrite, uma doença causada pelo envelhecimento. A sobrecarga do corpo promove o desgaste das articulações, causado pela perda da agilidade e da elasticidade das cartilagens de joelhos, pés e quadris. Dessa forma, até caminhadas podem gerar consequências como dores e dificuldades de mover essas articulações. Pessoas que sofrem de artrose encontram obstáculos em se levantar do sofá após muito tempo sentadas, por exemplo. Genética, obesidade, diabetes, problemas no colesterol e traumas ósseos na fase jovem e adulta são fatores que podem provocar artrose. A doença não tem cura, mas um simples exame é capaz de detectá-la, antes mesmo do surgimento das dores.
 
Um os profissionais que mais trabalham com pessoas com artrose é o fisioterapeuta. E para o fisioterapeuta trabalhar e entender tudo que envolve essa patologia precisa estar bem preparado.

A fisioterapia é muito importante no tratamento para osteoartrose e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, com descanso nos fins de semana mas quando não existe esta possibilidade, recomenda-se fazer a fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana. A cinesioterapia, que é uma parte da fisioterapia, é muito importante.

A cinesioterapia engloba os exercícios que devem ser realizados quando houver diminuição da dor. O fortalecimento muscular é parte integrante do tratamento para ajudar a manter a articulação firme, melhorar o equilíbrio e o tônus muscular, mas é preciso ter algum cuidado na escolha do fortalecimento, pois não se pode forçar a articulação demais. Hidroterapia e exercícios realizados com pesinhos de 0,5 e 1kg são geralmente aceites pela maioria dos pacientes mas inicialmente os exercícios devem ser realizados na seguinte ordem de progressão:

  • Sem movimento, somente com contração isométrica,
  • Com contração leve;
  • Com resistência manual;
  • Com uso de resistência elástica;
  • Com resistência com pesos.

Após a alta, a pessoa poderá realizar outros exercícios como Pilates Clínico e Hidroterapia para manutenção da força muscular, evitando assim o retorno da dor causada pela artrose.

/Publicado em 15/07/15 e revisado em 03/05/21




Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!