Diferenças entre artrite e artrose







A artrite e artrose, são duas doenças reumatológicas que atingem as articulações e com sintomas muito parecidos, o que acaba gerando uma grande confusão entre as pessoas, julgando ambas a mesma doença. Porém, a artrite e a artrose tem causas e tratamentos diferentes e um diagnóstico errado pode acabar agravando a doença.

As principais características das doenças são as seguintes: a artrite é uma inflamação nas articulações, enquanto a artrose é uma doença degenerativa e não inflamatória, que afeta as articulações, causando dor e incapacidade progressiva, e pode levar à destruição da articulação e até causar a sua deformidade.

CAUSAS





SINTOMAS

Os sintomas da artrite e da artrose são parecidos, embora a artrite apresente mais sintomas específicos. Os sintomas são principalmente forte dor constante e recorrente nas regiões afetadas e rigidez no período da manha (ou depois de acordar).

TRATAMENTO

A artrite não possui cura total da doença, porém existem tratamentos que ajudam a aliviar a dor. Alguns dos tratamentos para aliviar e até mesmo evitar as dores da artrite são medicamentos como analgésicos, anti inflamatórios e mudanças no estilo de vida, evitando esforços físicos. A fisioterapia também pode ajudar o paciente com artrite. Através do tratamento fisioterapêutico a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos.

A artrose também não possui um cura total, mas tem tratamento com o uso de medicações para combater a dor e a inflamação, associados a medidas de suporte como fisioterapia, exercícios terapêuticos, restrição de atividades de carga para a articulação afetada e a conscientização do paciente para fatores que pioram a artrose como aumento de peso, tabagismo, etilismo, uso de corticóides e atividades físicas de alto impacto. Quando a patologia evolui para um estágio incapacitante, pode ser necessário o procedimento cirúrgico como a artroscopia para remover ou reparar estruturas lesadas, efetuar a retirada de corpos livres ou tecidos anormais, com o objetivo de melhorar os sintomas e a função.

Prevenção

A artrite, por ser na maioria dos casos uma doença genético, não possui uma prevenção, mas uma boa alimentação, com todas as vitaminas necessárias, alongamentos e beber bastante água podem ajudar a evitar ou a controlar a doença.

Já para prevenir a artrose, é importante se manter em forma, pois a obesidade pode causar a doença, fortalecer os músculos com exercícios físicos, não forçar demais as articulações evitando o sobre peso e evitar movimentos muito repetitivos.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!