Ácido Hialurônico alivia sintomas da artrose










Comum a partir dos 40 anos, a artrose é uma doença crônica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular, cuja função é suavizar a movimentação das articulações. Segundo o ortopedista Dr. Luiz Marcos Braga, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), especialista em cirurgia do joelho e artroscopia, o tratamento à base de ácido hialurônico (analgésico articular) alivia os sintomas da artrose.

Braga explica que as articulações dos joelhos estão entre as mais vulneráveis, já que sustentam o peso do corpo. Ele afirma que o diagnóstico precoce da artrose é fundamental: “É muito importante que a osteoartrite seja tratada a partir do início de seu desenvolvimento, para que possamos evitar uma evolução para estágios mais avançados, de difícil tratamento. Os danos ocorridos na cartilagem articular são irreversíveis”, complementa.

O desgaste progressivo da cartilagem em decorrência da artrose tende a causar fissuras em sua estrutura. Ela passa, então, a liberar pequenos fragmentos em meio ao líquido sinovial - substância viscosa que envolve a articulação e é responsável por “nutrir” a cartilagem. Esses fragmentos causam um processo de inflamação local denominado sinovite. O primeiro sintoma é a dor. Nos casos mais graves a sinovite pode evoluir para um derrame articular, conhecido como “água no joelho”.

Ainda segundo Braga, a artrose, uma vez diagnosticada, demanda tratamento constante. A viscossuplementação é uma prática amplamente utilizada para o tratamento da artrose. O método consiste na aplicação de ácido hialurônico diretamente na articulação do joelho. A substância é a mesma produzida pelo organismo na composição do líquido sinovial, sendo a principal responsável pela nutrição da cartilagem articular.

O tratamento retarda a velocidade de destruição da cartilagem articular. Nas fases tardias, tem função de analgesia, ou seja, de tirar de dor. O ortopedista explica, também, que o tamanho da molécula de ácido hialurônico influencia em sua capacidade analgésica. Quanto maior, mais efeito tem contra a dor. No entanto, há um limite de tamanho para que a molécula possa ser absorvida pela matriz cartilaginosa.

Causas da artrose

De acordo com o Dr. Luiz Marcos, as possíveis causas da osteoartrite podem ser a idade avançada, o excesso de peso ou uma propensão genética. “Entre os jovens, a principal causa são os traumas, as lesões que podem evoluir para uma artrose”, afirma.

Sintomas da artrose

Os principais sintomas são dores, enrijecimento da articulação afetada ou, nos casos mais avançados, sua imobilidade

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!