Curta e Siga


Quais são as complicações da Artrite Reumatóide?




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Quais são as complicações da Artrite Reumatóide? .


Resultado de imagem para artrite reumatoide

Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Gentofte, na Dinamarca, constatou que as mulheres que sofrem com a artrite, inflamação nas articulações, podem ter até seis vezes mais chances de ter um ataque cardíaco do que aquelas que não têm esse problema.

A pesquisa durou cerca de 10 anos, período em que os dinamarqueses compararam doentes com artrite reumatóide e pessoas diabéticas. Ao todo, mais de quatro milhões de pessoas foram analisadas, sendo que 10.547 possuíam artrite e 132.868 sofriam com a diabetes.

Os resultados revelaram que as mulheres com menos de 50 anos e que tinham artrite reumatóide apresentam um risco seis vezes maior de ataque cardíaco. Entre os homens, o risco para os que sofriam com artrite era 1,66 maior, enquanto aqueles que tinham diabetes tinham chance 1,59 maior de sofrer um infarto.

Segundo os especialistas, a artrite reumatóide pode ser considerada um fator de risco para o endurecimento das artérias, fato que pode colaborar para que as pessoas que sofrem com a doença apresentem problemas no coração dez anos mais cedo do que outros indivíduos.

Alterações em outros sistemas

Afeta os nervos?

A artrite reumatoide não afeta diretamente os nervos, mas as inflamações no tecido podem causar a compressão deles. Uma das complicações mais comuns que a AR causa nos nervos é a síndrome do túnel do carpo - o músculo que vai do antebraço até a mão é comprimido, o que causa formigamento, dormência e diminuição da força.

Afeta os olhos?

A secura é o principal sintoma dos danos que a AR pode causar nos olhos. Olhos secos são mais propensos a infecção. Além disso, A AR também pode causar esclerite - que são inflamações na parte branca do olho, que tem como sinais vermelhidão e dor -, além da uveíte, inflamação na camada vascular do olho que, por sua vez, pode até causar complicações como glaucoma e catarata.

Afeta os pulmões?

A AR também pode afetar os pulmões causando diversos problemas. A complicação mais comum é a doença pulmonar intersticial (DPI), que acontece quando os pulmões têm inflamações ou cicatrizes que podem comprometer o funcionamento do órgão e atrapalhar a respiração. No estágio inicial, medicamentos podem ser usados para barrar o avanço da doença, mas talvez o transplante de órgãos seja necessário.

Publicado em 8/12/10 e revisado em 05/11/19



Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!