Porto Alegre recebe a Campanha ‘Mexa-se contra a Artrose’








A Campanha 'Mexa-se contra a Artrose' acontece no próximo dia 14 de setembro em Porto Alegre. Uma palestra, aberta ao público em geral, às 14 horas, será ministrada no Centro de Eventos AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), pelo especialista Ibsen Coimbra.

Professor Doutor da Reumatologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ibsen Coimbra irá debater e informar o público sobre a doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.

O encontro, gratuito, abordará as melhores práticas de prevenção e tratamento sobre a artrose. 'É fundamental que diagnóstico e tratamento sejam realizados o mais precocemente possível, pois dessa forma é possível reduzir os eventuais prejuízos que a doença pode acarretar ao paciente', declara Dr. Ibsen.

A Campanha visa esclarecer todas as dúvidas e informar a população. 'As palestras em Salvador e Belo Horizonte foram sucesso de público. Vamos continuar percorrendo outras capitais com o encontro', declara o especialista.

Pesquisas indicam que 40% da população apresentam sintomas da artrose após os 60 anos de idade. Acima dos 80 anos, o índice chega a 100%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050 o Brasil deverá ter um terço da população idosa. Entre as capitais, Rio de Janeiro e Porto Alegre se destacam com as maiores proporções de idosos, representando, respectivamente, 12,8% e 11,8% da população total nesses municípios.

O que é a Artrose - A artrose é uma insuficiência dos componentes da articulação que leva a um desgaste da cartilagem, fazendo com que esta perca a capacidade de amortizar impactos e evitar o atrito entre as partes ósseas.

A enfermidade se desenvolve em pessoas que apresentam determinados fatores de risco, é um processo lento que se inicia precocemente, entre 25 e 30 anos, e suas repercussões clínicas geralmente aparecem depois dos 50 anos. A principal manifestação clínica é a dor e a rigidez após longos períodos de inatividade da articulação.

Sintomas e tratamentos - Entre os sintomas da artrose, a dor e a falta de mobilidade nas articulações são as mais comuns. A doença pode levar à incapacidade física e dificultar a locomoção, quando agride mais intensamente o joelho.

Os tratamentos se baseiam em uso de medicamentos para alívio da dor e para retardar ou interromper o processo degenerativo da doença, adequação do peso, principalmente em pessoas idosas, que transmitem muita carga de pressão para as articulações dos membros inferiores. "É fundamental que as pessoas busquem um médico logo nos primeiros sintomas. O tratamento em fase inicial da doença ajuda a evitar problemas no futuro", destaca Dr. Ibsen Coimbra.

Palestrante - Dr. Ibsen Coimbra – Professor Doutor da Reumatologia da FCM UNICAMP (Universidade de Campinas) e Presidente da Comissão de OA da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR) e da SBR. Fez Pós-doutorado em Biologia Molecular de Cartilagem na Thomas Jefferson University (2000-2002).

.[Palestra Mexa-se Contra a Artrose, dia 14 de setembro (terça feira) às14 horas – Entrada Franca | Centro de Eventos AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul, Av. Ipiranga, 5311 | Bairro Partenon - Porto Alegre |Telefone (51) 3014-2001 e 3014-2021].

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!