Artrite x Artrose







A principal  diferença entre artrite e artrose pode estar na idade.  Pode estar porque não é uma regra. Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose, e artrite  é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.

Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais freqüentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infecciosas causadas por bactérias etc.

A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo as cadeiras, os joelhos ou os pés".

Esta doença vincula-se ao envelhecimento das articulações, ligado ao passar do tempo. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer de forma precoce como conseqüência de traumatismos ou problemas congênitos que afetem a articulação. Por exemplo, a displasia da cadeira é uma malformação congênita da articulação, este é um fato que predispõe a uma artrose precoce

A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam.

Articulações atingidas

Na artrite, as articulações mais afetadas são as do punho, dedos e tornozelos, mas com a evolução da doença, todas as articulações do corpo podem ser atingidas. Usualmente, o comprometimento das articulações é simétrico, ou seja, ocorre de ambos os lados do corpo. Uma característica da artrite reumatóide é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade para movimentar as articulações, que pode persistir por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal só apresenta um alívio parcial com o passar do dia, permanecendo dor e limitação de movimentos. Enquanto a inflamação se limita à membrana articular, a articulação aparece inchada, vermelha e tumefata. À medida que o processo inflamatório avança, vai deformando-se progressivamente até converter-se numa estrutura inválida completa.

Na artrose, as articulações mais atingidas são em geral as que suportam mais força ou as que sofrem maior desgaste, e também as articulações interfalangianas distais (as das pontas dos dedos) das mãos. Na coluna vertebral, atinge o pescoço e a região lombar. A artrose cervical é comum em mulheres na menopausa, produz dor de cabeça, rigidez de nuca, formigamento nos braços, etc. A artrose lombar gera dor ao agachar-se e levantar-se e produz dor ciática. A artrose dos joelhos também é freqüente em mulheres na menopausa e quase sempre em obesas. A dor manifesta-se ao começar a usar a articulação.

A dor

Na artrite, a dor é o principal sintoma e sua intensidade depende do grau de inflamação articular. No início, pode aparecer somente ao realizar-se movimentos ou ao pressionar a articulação afetada, mas à medida que a doença progride, a dor manifesta-se em repouso e acompanhada de atrofia muscular. Outros sintomas são a perda de apetite e de peso, e muitas vezes um pouco de febre. No caso da doença estender-se a outros órgãos, a sintomatologia é muito mais variada, a depender do órgão afetado.

Na artrose, ainda que quase todas as pessoas de idade senil sofram de alterações artrósicas mais ou menos evidentes, apenas um número reduzido destas apresentam sintomas clínicos de artrose. O principal sintoma é a dor que se localiza nas articulações atingidas. No início só se produz ao forçar a articulação, mas com a progressão do caso, aparece ao realizar movimentos normais e acentua-se com o repouso.

Prevenção

Para a artrite, infelizmente, não existem formas de prevenção. Já para a artrose, uma dieta balanceada e sem excesso de gorduras, para evitar o sobrepeso, e o exercício físico sistemático são métodos bastante valiosos.


COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

Um comentário:

  1. Posso praticar natação ,pois tenho artrose cervical ,lombar e torax?
    Obrigada,
    Diana

    ResponderExcluir

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!